Comendo e bebendo, Experiencia, São Paulo

São Paulo – Um roteiro pra degustar a Vila Madalena a pé: do café ao jantar e além.

A Vila Madalena é um bairro cheio de histórias, muitas das quais eu nem tenho propriedade pra contar já que só moro aqui há oito meses. Mas ela, e sim vou me referir ao bairro no feminino, é tão encantadoramente envolvente que já sinto ter propriedade pra chamar de minha e ferozmente defender ela a todos que criaram a imagem de que a Vila é destino pra dançar música popular brasileira (e infelizmente não estou falando de MPB, mas do propriamente dito popular que vagueia do pagode ao sertanejo universitário) em um quadrilátero de bares que vendem cerveja acima do preço.

Muito mais do que isso, viver na Vila Madalena permite ter uma vida de cidade pequena, enquanto se está há alguns minutos de Jardins, Pinheiros e parques. Posso dizer seguramente que em menos de um mes eu já cumprimentava com abraços sinceros a Carol, que faz meu cafézin mineiro no Bitaca, os floristas que fazem a feira de sabado na esquina da Mourato Coelho e os gentis funcionários do Pet Shop que também dão abraços sinceros, biscoitos e banho no meu cachorro aos sábados.

Mas mais do que isso, a Vila Madalena é aquele bairro onde tudo pode ser feito a pé, e raramente o carro precisa ser tirado da garagem. Tão raramente que o meu costuma ficar chateado no frio sem querer ligar pelas manhãs. Se voce ainda não conhece a Vila, ou criou qualquer tipo de pré-conceito só porque mora no Itaim ou na Vila Nova (qualquer semelhança a realidade é mera coincidencia), fica aqui um roteiro de sugestão pra voce fazer no seu próximo sábado de sol livre.

Pra facilitar a visualização disso tudo, acompanha aqui no mapa —

 

Café da Manhã

Como as manhãs de sábado devem ser, vamos começar com um café delicioso e um queijo quente pra chamar de preferido. O Coffee Lab é um café especializado, que também funciona como escola de baristas. Como diz no próprio site

O Coffee Lab é um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade, focado em micro lotes com características singulares, responsabilidade eco-social e rastreabilidade do pé ao pacote.

O Coffee Lab entra na lista também por ser um desses lugares onde todo mundo é muito bem treinado pra explicar todos os detalhes sobre o produto que eles servem. Então aproveita o tempo livre e prepara uma listinha de dúvidas sobre torra e degustação de cafés pra levar.

Além de uma infinidade de cafés, eles também servem o melhor Leitinho da Vovó, que leva leite condensado, baunilha, especiarias, e uma dose de espresso pra ser adicionada a gosto e quebrar o doce com elegancia. Pra acompanhar sugiro pedir o queijo quente, mesmo pra voce que negligencia todos os ítens de um cardápio que “consegue fazer em casa”, porque, acreditem, esse voce não consegue fazer igual.

O Coffee Lab é dog friendly e voce pode sentar com seus serumaninhos nas mesas lá de fora. Minha dica para os sábados é chegar lá por volta das 9 e tentar evitar a fila de espera.

Feira

Já que é sábado, vai passear na feira que começa ali na altura da Mourato Coelho com a Aspicuelta. Principalmente se voce for Curitibano, porque nesse caso passear na feira em São Paulo vai ser uma experiencia antropológica. Além disso, é uma feira um tanto extensa principalmente pra quem é acostumado a frequentar a da Lorena e a da Barão de Capanema.

Chegando na feira pela Mourato, voce vai ver os melhores floristas de feira do lado esquerdo. Pra encontrar eucaliptos, precisa chegar cedo. No mais eles vendem plantas e flores por um ótimo preço, no cartão, e acompanhados de dedicadas instruções de cuidados.

Andando mais um pouquinho voce vai encontrar o Simplesmente, do lado esquerdo da Mourato Coelho, que oferece um delicioso café da manhã feito com ingredientes responsáveis e nutritivos, pra quem prefere pular o pastel da feira. Aproveita que já entrou no Simplesmente e compra dois potes de granola, um pra mim e outro pra voce. Pode ser de qualquer sabor já que são todos deliciosos. Guarde o potinho pois eles vendem refil.

Lojas

Antes até de chegar na feira, talvez voce queira parar na Chapéu Beachwear, que fica na Mourato Coelho uma quadra antes do cheiro do pastel começar, mas perto o suficientemente para o cantarolar de eu vou fazer um leilão quem da mais pelo meu pimentão e outras rimas. A Chapéu é uma marca de moda praia que além dos maios e biquinis minimalistas e feitos com delicadeza e atenção aos detalhes, também vende outras marcas de artigos e acessórios extremamente bem curadas. Alguns exemplos são as essencias da Vela Made in São Paulo e as jóias da Luiza Dias 111, de quem já falamos aqui nesse post sobre marcas paulistanas pra conhecer.

Pegando a esquerda na rua Aspicuelta, voce vai passar também pela loja da Flávia Aranha, que além do design e das características de consumo minimalista, é uma marca que presta tanta atenção ao processo quanto ao produto final. Não muito diferente da Básico, que fica um pouco mais pra frente na mesma rua, e de quem falamos também nesse mesmo post.

Chegando na rua Harmonia, voce pode descer para o lado direito e conhecer a Prototype, que é um estúdio criativo que converge arquitetura, interiores, cenografia, mobiliário, produtos e design gáfico que fica do outro lado da rua do Beco do Batman, ou subir para o esquerdo e passar pela Mind, loja de decoração e ítens de design bem contemporanea e com opções de produtos que começam em $29 (se voce, assim como eu, tem o estranho hábito de colecionar puxadores), e pela Aesop que oferece uma experiencia sensorial de experimentação de cosméticos, unindo arquitetura, aromas e deliciosas listas musicais. Já falei também sobre a marca nesse post com um guia aromático em Miami.

Almoço

 

Difícil escolher só um lugar pra almoçar na Vila Madalena. Se voce quer ir mais laid back e optar por um lanche, recomendo o Raw Burguer, que ja está ali na esquina da Harmonia com a Aspicuelta, ou meu queridinho Bullguer, que fica na Fradique Coutinho. Independente do que voce escolher se prepare para um burguer’n fries porn.

Agora, se quiser ir um pouco mais fancy, voce pode ir no Tuju que tem um cardápio de cocktails delicioso, uma horta organica, um serviço com atenção impecável ao detalhe, e uma estrela Michelin. Aliás, vamos deixar Michelin falar por nós –

Actions speak louder than words at this reasonably priced restaurant, where local produce, technical ability, a large dose of imagination and a constant desire to evolve are considered all-important. Here, Ivan Ralston, one of Brazil’s most talented and ambitious chefs, conjures up creative dishes that guests can order from the tasting menu individually, as if they were dining à la carte. Unusually, the room is filled with aromatic plants! – Michelin Guide Inspectors

Ações falam mais alto do que palavras nesse restaurante razoavelmente caro, onde produção local, habilidade técnica, uma ampla dose de imaginação e um desejo constante de evoluir são todos prioridades. Aqui, Ivan Ralston, um dos chefs brasileiros mais talentosos e ambiciosos, evocam pratos criativos que os clientes podem pedir individualmente do menu degustação, como se estivessem jantando a la carte. Incomumente o ambiente está preenchido com plantas aromáticas! – Inspetores do guia Michelin.

Cafezin da tarde

Nessa hora meu coração se divide em dois. Um lado vai parar no Nano Cafés Especiais, que fica na rua Girassol aos fundos do Cake Market, uma loja de criança deliciosa de ver, e do salão de beleza Bardot, e é gerenciado pelos proprietários queridos Lívia e Robin que além de atender muito bem todo mundo que entra, nesse café que é quase ao ar livre, também fazem deliciosos quitutes de vó. E o outro lado do meu coração entra no Bitaca, uma portinha mineira na rua Harmonia que serve os melhores doces, cafés e serviço que São Paulo conseguiu importar de Minas Gerais. Seu cachorro será bem vindo em ambos.

Vinho da tarde

Já que é sábado e nunca é cedo, ou tarde, demais pra tomar vinho, voce vai terminar seu café, comprar um docinho mineiro e levar até o Jardim dos Vinhos Vivos que fica nos fundos de uma loja de sapatos na Rua Harmonia. Já falamos um pouquinho desse oásis no meio da Vila aqui nesse post. Lá voce vai pra comprar e aprender mais sobre rótulos de vinhos naturais, organicos ou biodinamicos, e aproveitar um momento de relaxamento puro em meio ao jardim que eles montaram no meio da Vila Madalena.

Jantar

Carlos Pizza veio pra mostrar que nem toda pizza tem a obrigação de fazer voce se sentir pesada. Com suas pizzas individuais de fermentação natural e longa e sem catupiry no cardápio, voce vai sair de lá com a certeza de ter comido a melhor pizza de São Paulo. Além disso o atendimento é bom e rápido, e a taça de vinho é, na verdade, uma meia taça e faz valer cada centavo da sua conta (que dificilmente vai passar de $80 por pessoa). A Carlos também fica na Rua Harmonia e há uma distancia rápida do seu próximo destino, o SubAstor.

Cocktail

Se a essa altura voce já comeu queijo quente, pastel, organicos, pizza e hamburguer, precisamos incluir alguns cocktails nesse roteiro pra dar uma diversificada. A Vila Madalena oferece alguns ótimos destinos pra sair beber, principalmente cerveja, mas é um mérito que não vou entrar aqui porque meu estomago não adora essa fermentação. Por isso deixo a sua noite fechar com uma visita ao SubAstor, que é um dos bares de cocktail que mais fecha tarde (que eu sei) aqui pelo bairro, as 3 da manhã. Além disso o SubAstor tem uma carta de cocktail criada pelo Márcio Silva, do Guilhotina (também recomendo a visita), e um ambiente um tanto quanto interessante não tão distante do Carlos, mas distante o suficiente pra fazer a digestão enquanto anda de um para o outro. Se quiser emendar a experiencia num bar hopping, recomendo então ler esse post aqui com uma dica de roteiro de bebida na em Pinheiros e na Vila Madalena.

 


Disclosure – todos os lugares recomendados foram devidamente testados e prontamentent aprovados. Nenhum cachorrinho foi machucado nessa experiencia.


Endereços —

Coffee Lab

R. Fradique Coutinho, 1340

Simplesmente

R. Mourato Coelho, 1008

Chapéu Beachwear

R. Mourato Coelho, 1277

Flávia Aranha

R. Aspicuelta, 224

Básico

Rua Aspicuelta, 216

Prototype

Rua Harmonia, 71

Mind

Rua Harmonia, 234

Aesop

Rua Harmonia, 343

Bullguer

Rua Fradique Coutinho, 1136

Tuju

Rua Fradique Coutinho, 1248

Jardim dos Vinhos Vivos

Rua Harmonia, 230

Carlos Pizza

Rua Harmonia, 501

SubAstor

1º subsolo, R. Delfina, 163


Gostou desse guia? Recomenda mais algum lugar que faltou? Vou adorar ouvir sua opinião.

About the author

Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta